BonoBo

Este projeto foi realizado juntamente com o aluno Nuno Serra. A divisão de tarefas consiste nos sprite work, animações e tudo relacionado com parte visual ficou ao meu encargo e tudo referente a programação, design de nível e funcionalidade do jogo foi realizado pelo Nuno.

A concepção do jogo baseou-se em volta do Makey Makey, influenciado desde logo a funcionalidade e mecânica do jogo sendo apenas possível andar para a esquerda e direita e saltar.

Parte visual, a personagem foi fortemente inspirada pelos controlos do Makey Makey, sendo este um par de bananas. Foi utilizado Photoshop para fazer os sprites do jogo, as bananas e a personagem, Bo, foi criada visando ter uma presença forte e possante, simultaneamente tendo um ar amigável e familiar. Foram criadas três animações distintas para o Bo, a idle, a walking e a jumping. Os fundos, temos o primeiro que é uma gruta, com tons de roxo e azul, sendo o primeiro ambiente com que o jogador se depara, a ambição com este primeiro cenário era fazer com que se sentisse que o Bo não se enquadra neste ambiente e deferir uma necessidade inconsciente de que temos de ”saltar” para fora da gruta. O segundo cenário, ainda que seja um ambiente mais familiar e um no qual, mais facilmente o Bo se insere, detém um carácter claustrofóbico proferido pelo cromatismo, os verdes escuros, as sombras, a profundidade aparente. No entanto, o objectivo é fazer com que o jogador procure e tenha curiosidade em ver mais e é ai que entra os subtis raios de luz, os highlights em algumas folhas e as lianas que fazem com que o cenário adquire um novo sentido de verticalidade e o sentimento de que ainda temos de explorar mais. As bananas e os sprites para animação foram também executadas em Photoshop.

No que toca à parte técnica do jogo, foi utilizado o motor de jogo Unity. Toda esta parte e a escrita de código foi realizada pelo Nuno. Começando por criar um rough sketch dos níveis e utilizando os TileSets criados pelo João para gerar os níveis, esta primeira etepa demonstrou-se a mais simples. Depois de os dois níveis, a Cave e a Floresta estarem desenhados, começou a etapa de colocar BoxColiders2D para que existam barreiras, chão, plataformas e limites para definir a altura que é permitida ao Bo saltar. Seguiu-se a animação do Bo, não só animação ingame, mas como a transição entre animações que provou-se cheia de complicações, visto que o Unity não aceitava certos parâmetros como condições para que a transição de uma animação para a outra acontecesse. Depois de várias tentativas, apenas a transição entre a iddle animation e a Walking animation ficaram bem, visto que a jumping animation não corre devidamente, mas não afecta de forma alguma a experiência do jogador. Após as animações do Bo correrem, fizeram-se alterações na câmara, seguindo sempre o Bo, tendo uma deadzone onde, a câmara não avança enquanto Bo não se deslocar o suficiente para que tal aconteça. A última etapa seria a inserção das bananas como coleccionáveis, com um contador que serviria como scoreboard, mas devido ao código relacionado com esta interacção ”crashar” o VisualStudio ( local onde se escreve o código adicional para o jogo), esta função não foi implementada, se bem que ainda existem bananas no jogo como forma de guiar visualmente o jogador para onde ir. A música foi retirada de uma compilação encontrada no youtube: 16-Bit Wave • Super Nintendo & Sega Genesis RetroWave Mix, timeStamp – 26:26.
No final da exportação do jogo, o Unity desmonstrou-se não cooperativo connosco, visto que depois de salvar o projecto e minimizar a janela, a disposição dos Tilesets da Cave foi complemente desfeita, impossibilitando a demonstração do projeto em Unity.

Para quem quiser experimentar fica aqui um link para a GoogleDrive com o .zip file do jogo, carreguem na aplicação com o nome “Monkey” – https://drive.google.com/open?id=1iFsh0WCYZ_vdwgkAL8UaPdVUJFMti8fv

Fica também um link para gameplay footage do jogo: https://vimeo.com/345352840 Senha: FBAUL

3 pensamentos sobre “BonoBo

  1. Olá! Tive a oportunidade de experimentar em aula o sistema do Makey Makey e achei bastante bem pensado terem-no associado ao vosso projecto, nomeadamente dado ao facto de os vossos controlos serem bananas (objectos relacionados à temática do BonoBo)! 🙂

    Também me agradou a estética dos gráficos e da personagem, fez- me remeter para um outro jogo, deixo aqui o gameplay do mesmo:

    Continuação de um bom trabalho! 🙂

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